Os tratamentos antirreflexo eliminam praticamente todos os reflexos, melhorando a visão e diminuindo o cansaço visual. Eles também aumentam a resistência das lentes contra riscos e pontos e, consequentemente, o tempo de vida das mesmas. O tratamento possui camada hidro-oleofóbica que facilita a limpeza da lente antirreflexo.  

Os tratamentos mais modernos incluem uma camada antiestática diminuindo a atração das lentes para partículas (poeira) em suspensão no ar. As lentes também oferecem proteção extra contra os raios ultravioletas e até protegem contra a luz azul de alta energia (no caso das lentes com tratamento anti-azul).

Porém, quem usa óculos sabe o incômodo que pequenas manchas de gordura, digitais e partículas de poeira nas lentes podem incomodar. 

Quer saber como limpar as lentes antirreflexo do jeito correto? Confira o nosso passo a passo! 

Como fazer a limpeza correta de lentes antirreflexo? 

Para limpar os óculos de maneira correta e preservar a qualidade das lentes antirreflexo por mais tempo, você precisa ter cuidado com os produtos que utiliza durante o processo. Além disso, é importante saber quais são os materiais certos para efetuar a limpeza da lente antirreflexo.

Existem produtos ideais para limpar esse tipo de lente, mas um bom detergente ou sabão neutro com água continuam sendo os melhores aliados para a limpeza dos seus óculos.

1. Primeiro, molhe as lentes com água corrente para que o excesso de sujeira que esteja presente nelas seja retirado. Com as lentes molhadas, aplique gotas de detergente neutro e esfregue ambas superfícies. Isso pode ser feito com a ponta dos dedos ou um pequeno pedaço de pano macio ou algodão.

2. Enxágue as lentes com água corrente, retirando todo o sabão da superfície.

3. Segurando os óculos pelas suas hastes, bata os óculos na palma da mão para retirar bem as gotículas de água. 

4. Utilize um papel macio ou um pano limpo para secar as lentes. Evite esfregar o papel sobre as superfícies, pois isso deixará pequenas partículas do papel sobre a superfície e você terá de reiniciar a limpeza. Apenas aperte o papel ou o pano contra as superfícies das lentes secando-as.

5. Sabe aquele lenço que acompanha a caixinha do óculos ou que a ótica entrega na compra? Utilize-o para dar um brilho nas lentes e deixar o óculos pronto para uso.

Por que a limpeza das lentes antirreflexo deve seguir certos cuidados?

Os tratamentos antirreflexo são fabricados com processos especiais. São finíssimas camadas com o propósito de eliminar quase que totalmente os reflexos naturais. 

Os tratamentos da Opto, por exemplo, são feitos apenas com camadas de óxido de titânio e óxido de silício (quartzo) que são materiais muito resistentes, porém a última camada, a de óleo-hidrofóbica, é feita de material orgânico. 

Por isso, evite o uso de produtos químicos, como álcool, acetona ou tinner, pois eles irão afetar essa camada dificultando a limpeza das lentes. Então, procure utilizar apenas detergente neutro com água ou sprays de limpeza adequados para as lentes. 

Algumas pessoas reclamam que as lentes com tratamento antirreflexo sujam mais do que lentes comuns, mas isso não é verdade. Por serem mais transparentes, as lentes com antirreflexo acabam evidenciando sujeiras e gotículas de pó. 

Qual o tempo de vida das lentes com antirreflexo?

Como qualquer produto e como também as lentes comuns, o tempo de vida das lentes com tratamento antirreflexo irá depender dos cuidados que o usuário tiver com elas.

Assim, além da forma correta de lavar as lentes, evite hábitos como: limpar à seco, na ponta da camisa, por exemplo, expor os óculos ao calor excessivo (deixá-los sobre o painel do carro sob sol intenso), não guardá-los no local adequado e usar produtos químicos na limpeza.

Na hora de escolher o tratamento antirreflexo, leve em conta a tecnologia e a qualidade.

Conheça a linha completa de tratamentos da Opto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *