SUV Sistema de visão multiespectral para blindados

Sistema de Visão Universal para Veículos Blindados

Os projetos OLHAR , bem como co EITMSS, mostraram a importância, e trouxeram a clara constatação que no ambiente de engajamento atual, a visão situacional é condição vital para sobrevivência e alguma efetividade.

Em 2014 a OPTO submeteu ao FINEP proposta de desenvolvimento , em parceria com o CTEx, para o desenvolvimento de um visor termal especifico para uso em veículos blindados.

Em 2014 a OPTO submeteu dentro do Edital FINEP INOVA AERODEFESA uma proposta de desenvolvimento de sistema de visão multiespectral para veículos blindados, na época direcionado ao VBTP GUARANI, em parceria com CTEx.

A proposta foi aprovada em 2015, porem após uma serie de infrutíferas negociações, não foi possível a assinatura do contrato com a FINEP. A OPTO na ocasião já estava em recuperação judicial, devido a paralização generalizada de todos os programas , na grave crise da época.

Em 2016 a OPTO, em grande esforço de seus acionistas e equipe, conseguiram desenvolver o primeiro protótipo, contendo importantes inovações. O sistema possuía câmera visível de alta sensibilidade, permitindo visão “ZERO LUX”, com somente iluminação pelas estrelas. Possuía uma câmera SWIR, que enxergava no espectro IR próximo, sendo possível enxergar mesmo com névoa, fumaça e neblina. Possuía um visor termal não refrigerado LWIR, para deteção de alvos até 400m com baixa assinatura térmica. E possuía um visor refrigerado , com sensibilidade para detectar alvos de maior porte até 10km.

Todas estas câmeras trabalhavam em rede de dados, centralizado em computador central, que distribuia as imagens para displays dispostos para os tripulantes. A arquitetura de dados era aberta e escalável, podendo ser configurada para diversos veículos em uso pelo EB, e também de acordo com a missão especifica. Todos os equipamentos eram modulares e o software automaticamente reconhecia a presença de seus elementos e configurara automaticamente.

O primeiro protótipo foi instalado em um veiculo CASCAVEL sendo modernizado pela firma EQUITRON de São Carlos. O CASCAVEL equipado com o sistema OPTO SUV foi apresentado na feira Base Industrial de Defesa , ocorrida em Brasilia em setembro de 2016.

Com a venda da divisão para o Grupo Akaer/SAAB em dezembro de 2016, este projeto, bem como todo seu acervo foi transferido. A OPTO S&D continuou o desenvolvimento deste produto que hoje se encontra em seu portfólio.

Foto do SUV instalado no CASCAVEL sendo modernizado pela Equitron, em setembro 2016, em Brasilia.