EITMSS

Visores termais refrigerados EITMSS

O equipamento de Visão Termal do sistema de armas MSS foi decorrência direta do projeto OLHAR e do posto de tiro MSS 1.2.

Este ultimo tinha a necessidade operacional de ser utilizado a noite, para emprego contra blindados em engajamento noturno.

O OLHAR era um visor não refrigerado, e portanto não tinha sensibilidade suficiente para reconhecer um tanque ou blindado dentro do alcance do sistema de armas MSS. Assim, em 2009 foi emitida especificação pelo CTEX para o desenvolvimento de um sistema que fosse capaz de permitir que o MSS1.2 pudesse ser empregado a noite , e contra alvos como blindados e carros de combate.

Esta especificação acabou por determinar que o novo sistema fosse refrigerado, e que pudesse se comunicar com o operador do MSS1.2.

Em 2009 a OPTO foi convidada a participar da concorrência e ganhou o contrato de desenvolvimento, em parceria com o CTEX. O primeiro protótipo foi entregue em 2013, e um lote de 3 unidades entregue em 2014.

O sistema possui a um poderoso visor termal, capaz de reconhecer um blindado em um alcance suficiente para que o atirador do MSS1.2 pudesse perceber e preparar o engajamento. O EITMSS projetava uma imagem termal sobre a mesma imagem da luneta do posto do tiro, o que permitia o emprego também em situações diurnas, enxergando através de nevoeiro, fumaça e neblina.

Após a entrega do pequeno lote inicial, foi solicitado o orçamento para um lote visando equipar todos os postos de tiro em emprego no EB e Fuzileiros em 2015. No entanto, com a interrupção do projeto MSS1.2 em 2016, com o fechamento da Mectron/Odebrech, este programa foi interrompido e o contrato nunca foi assinado. Desta forma o projeto EITMSS ficou sem finalidade.

Este projeto deixou importantes frutos, pois permitiu a OPTO desenvolver a tecnologia dos visores refrigerados, ópticas anesféricas MWIR, e processamento de imagens dedicadas para o engajamento contra carros de combate. Toda esta tecnologia foi empregada no SUV descrito a seguir.

Foto do EITMSS instalado no posto de tiro MSS1-2 em fevereiro 2013 no CTEX em Marambaia.